COMO ANALISAR A PRESENÇA ONLINE DA SUA EMPRESA

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Análise de presença online

Neste artigo você vai aprender como analisar a presença online da sua empresa. Claro que não vou explorar aqui todos os detalhes de um bom relatório de presença online. Mas você aprenderá a fazer sozinho uma boa análise da sua presença online.

Muitas empresas estão bem no mercado em que atuam, até mesmo sem uma forte presença online, ou nenhuma presença online. Mas o fato é que as pessoas estão cada vez mais se familiarizando com a internet.

E a geração atual, é uma geração que entende muito bem o mundo virtual. E eu nem precisava dizer que hoje a maioria das pessoas antes de comprarem algum produto, seja numa loja física, ou virtual, elas sempre pesquisam antes de comprar.

E elas pesquisam aonde? No Google. Em outros buscadores também, mas o Google domina muito bem esse mercado com mais de 90% em relação aos outros buscadores.

Então, se você não tem uma boa presença online, ou nenhuma, eu aconselho você para que corra atrás disso, e trabalhe para aos poucos conquistar uma boa presença na internet.

E o que essas pessoas pesquisam? Elas pesquisam sobre preços, dúvidas, comparações, produtos em suas localidades, qualquer tipo de problema em geral, ou elas querem aprender algo novo, descobrir algo novo, e por aí vai.

O fato é que as pessoas constantemente estão pesquisando por algo. De uma maneira geral, as pessoas querem resolver seus problemas.

E a sua empresa existe para resolver algum problema. Talvez você não tenha empresa no momento, mas você mesmo existe para resolver algum tipo de problema, seja na empresa onde trabalha, ou como autônomo mesmo.

 

Foque no problema do seu público, e não em seu produto

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Agora o fato é que os problemas existem, e é justamente isso que precisamos focar.

Muitas empresas focam muito em seus produtos, empurrando ofertas de vendas a toda hora, e esquecem de olhar para o seu público, esquecem de olhar para o problema que o seu público está enfrentando atualmente.

Eu me alonguei um pouco na minha introdução, justamente para deixar claro para você que as pessoas pesquisam e querem resolver seus problemas.

Pois se você tem um site, e ele não está visível, e bem posicionado para o seu público, você não vai vender. Por isso, pense como o seu público pensa, e pesquise, assim como o seu público pesquisa para encontrar você no ambiente online.

Eu vou separar por tópicos algumas formas de você avaliar sua presença online

 

Então, vamos em frente.

 

1º passo: como o seu público te encontra

Faça você mesmo uma pesquisa do seu site referente ao seu nicho de mercado. Vá até um buscador, no caso aqui vou usar o Google (que é o maior de todos os outros), e vamos pesquisar referente as palavras-chave principais do seu negócio.

Um detalhe importante, não procure pelo nome da sua empresa, mas sim, pelas palavras-chave principais. Lembra do que eu escrevi linhas acima, se coloque no lugar do seu público (um público que não conhece ainda os seus serviços, afinal, temos sempre que pensar em conquistar novos clientes) e pesquise como ele pesquisaria.

Vamos em frente.

Vou exemplificar para melhor compreensão. Vamos supor que você tenha uma empresa de Pet Shop. Então, você deverá pesquisar digitando no Google: pet shop (mais o nome da cidade). Vamos usar a cidade de Balneário Camboriú para exemplificar.

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Nos primeiros resultados acima, encontramos as empresas de Pet Shop cadastradas no Google meu Negócio. Essa já é uma dica importante para você aumentar sua presença online, e consequentemente suas vendas. Se você não tem, faça agora mesmo, pois isso lhe ajudará e muito para aumentar sua presença online.

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E logo após, temos apenas duas empresas aparecendo nos resultados das buscas (conforme imagem acima), o restante são apenas resultados de telelistas, e Facebook.

Não que esse “restante” não ajude, mas é muito melhor que a pessoa que estiver pesquisando, encontre um site bem posicionado, e que vá direto ao ponto (aquilo que ela precisa).

Mas não é só isso, você precisa avaliar também, pesquisando com outras palavras-chave, por exemplo, no caso do pet shop: pesquise também “banho e tosa (mais a cidade)”, “hotel para cachorros (mais a cidade), lembre-se sempre de colocar o nome da cidade no final. Principalmente quando se trata de um negócio local.

E vá continuando nas pesquisas usando todas as palavras-chave principais do seu negócio.

Se você estiver na primeira página do Google, isso é bom, melhor ainda se for nas primeiras três posições. Agora, se você não aparecer na primeira página, e nem na segunda, certamente você não será encontrado pelo seu público.

Pois a maioria das pessoas olham somente a primeira página, e uma pequena parte vai até a segunda página do Google.

 

Então para você mesmo avaliar sua presença online, faça uma lista de pelo menos cinco palavras-chave do seu negócio e pesquise no Google com cada uma delas.

Se para todas as palavras-chave seu site aparecer na primeira página do Google, principalmente nas primeiras posições, então seu site está bem posicionado e está com uma boa presença online.

 

2º passo: algumas métricas importantes

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Analisando com o Google Analytics

Você também pode saber informações referente ao tráfego do seu site, acessando o Google Analytics. Claro que, para você acessar as informações do Analytics você precisa ter uma conta no Google, e inserir um código de rastreamento em seu site.

Lá, você vai pode analisar muitas informações, como: quantidade de visitas, quantas páginas acessadas por visitantes, quanto tempo cada visitante ficou no site, quanto tempo em cada página, localização de cada visitante, se ele acessou de um celular, tablete ou desktop.

Essas métricas são importantes para você também saber se o teu site está gerando engajamento. Por que não adianta ter um site bem posicionado, se ele não estiver gerando resultado.

 

Analisando com o SEMrush

Um outro software online muito bom que você pode acessar algumas informações muito importantes sobre seu site é o software online SEMrush.

Ele é um software pago, porém, também fornece muitas informações gratuitas, basta você se cadastrar na ferramenta. Informações como quantidade média de visitas diárias, total de backlinks (links que apontam para o seu site)..

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Também é possível encontrar as palavras-chave orgânicas (não pago) do seu site, e também informações como concorrentes online referente as suas palavras-chave, como vemos na figura abaixo.

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Sem dúvidas esse software online traz informações importantes para uma boa análise interna, assim como também você poderá analisar informações sobre seus concorrentes. Isso lhe ajudará a praticar ações semelhantes às do seu concorrente, o que fará você atrair mais tráfego para o seu site.

 

3º passo: avaliar a autoridade do domínio

Há mais um fator importante para avaliação de sua presença online, que é a Autoridade do Domínio, e também a Autoridade da Página. Conseguimos avaliar esse fator através de outra ferramenta online chamada Open Site Explorer da empresa MOZ.

Esta, como a outra citada anteriormente, também é paga, porém, gratuita com uso limitado.

A Autoridade do Domínio e da Página, é um dos parâmetros muito utilizados para quem trabalha com otimização de sites. Essa autoridade vai de 1 a 100, sendo que para chegar a 100, ou até acima de 80 é quase impossível.

Somente sites como Facebook, Wikipédia, Google, e etc., conseguem chegar a uma autoridade tão alta, isso devido aos milhões de acesso diários, e aos milhares de Backlinks apontanto para os seus sites.

Mas isso não é motivo para desanimar. É possível chegar nas primeiras posições sem ter uma grande autoridade, pois existem mais de 200 fatores de rankeamento que podem levar seu site para a primeira posição.

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Na figura acima, analisamos o domínio cuidadoanimalbc onde consta uma autoridade de domínio de 10, o que é bom, pois encontramos este site na primeira página do Google. E também encontramos na autoridade da página 18, o que também é muito bom.

Não são valores expressivos, porém, são números suficientes para uma boa posição nos resultados de busca.

Também quero ressaltar aqui, que um dos fatores mais importantes para você poder ter um bom rankeamento no Google, ou seja, para você poder aparecer nos primeiros resultados das buscas, é o fator dos Backlinks.

Mas para você saber mais sobre isso, eu recomendo um artigo que fiz há alguns dias atrás por nome: COMO VENDER MAIS ATRAVÉS DA INTERNET SEM GASTAR COM O GOOGLE. Ali eu falo um pouco sobre o assunto.

 

Bom, mas o propósito deste artigo é fazer com que você mesmo consiga avaliar sua presença online. O que eu citei neste artigo é apenas o básico para que você consiga ter uma noção de como é, e como funciona (de uma maneira breve) uma análise de presença online.

Porém, se você quiser saber na íntegra como está a situação da sua presença no ambiente online, eu estou disponibilizando uma análise completa.

E nessa explicação, vou lhe dar dicas preciosas para você aparecer nas primeiras posições nos resultados das buscas, como também, vender mais pela internet. Clique aqui e descubra os benefícios que você ganhar.

Receba um relatório completo de uma análise da sua presença online.

Até o próximo artigo!

Abraço!

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