Como seu negócio deve atuar na internet.

Essa é uma questão sempre presente na mente de quem quer iniciar seus negócios na internet. Sabemos que queremos faturar, lucrar usando a internet a nosso favor.

E esse pensamento está correto, a internet deve ser usada para esse fim, mas, como atuar de maneira inteligente para fazer isso acontecer?

Como em qualquer outro lugar, a atuação de uma empresa na internet deve ser condizente com a sua cultura de planejamento. Se a empresa planeja todos os seus passos e escala isso em médio e longo prazo, na internet seria o mesmo!

O mais vejo em visitas que faço a empresas não é a falta de planejamento na internet, mas sim a não conclusão desses planejamentos. Isso faz com a empresa não tenha números descentes para metrificar sua performance nas ações feitas na internet.

Só porque não vendeu o esperado ou até não vendeu nada, não significa que tudo está perdido. O certo seria rever cada parte do plano e ir corrigindo e otimizando todo o processo.

Daí vem o pensamento que, planejamento é custo e não investimento!

O problema é não colocar no planejamento aspectos como:

  • Como sua empresa deve atuar na internet;
  • Quais as ferramentas ele deve usar;
  • Quais resultados serão alcançados;
  • Qual o tempo necessário para alcança-los.

Se esses pontos não estiveram previstos em um planejamento de marketing digital, as chances são altas de se ter falhas nas ações.

Então, na verdade o que falta é o entendimento do planejamento de atuação na internet!

Quando falamos de planejamento, estamos falando de estratégia. E essa é uma das áreas mais legais de todos os tempos. A história está repleta de passagens que contam sobre as estratégias usadas por vários personagens e com a gente não pode ser diferente.

Devemos ter o pensamento estratégico para planejarmos, ok?

Li sobre uma definição de estratégia muito legal feita por Henry Mintzberg que diz assim:

Estratégia se trata da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

Agora vamos entender parte por parte dessa definição.

Pensar no futuro – não é futurologia e sim planejamento.

Integrada no processo decisório – significa que deve ser pensada, executada e gerenciada por você que tem o poder de decisão, não importa se é uma microempresa ou uma multinacional.

Procedimento formalizado – deve estar dentro de uma metodologia ou pelo menos de um processo bem definido e claro, onde todos entendam o quê, quem, como, onde, quando e porquê.

Articulador de resultados – seu objetivo final deve ser medido e valorado, preferencialmente com resultado positivo (lucro).

Aqui, no blog ou nos vídeos sempre falo sobre planos e processos. Minha formação é processos e quando descobri que o marketing digital me daria o necessário para mudar a história de vários negócios, foi amor à primeira vista.

O que seu negócio precisa hoje, é ter um plano e ter processos bem definidos… Ah, e seguir até o fim com eles. E se necessário ir corrigindo e otimizando as etapas, ou seja, aperfeiçoando todo seu plano e processo de vendas, ok?

Não quero que seu negócio entre na internet sem saber o porquê ou só com o pensamento “raso” de lucrar.

Do mesmo jeito que levou algum tempo para que seu negócio tivesse estabilidade, na internet é de igual modo. Não caia na mentira fantasiosa de que em poucos meses seu negócio terá resultado, ainda mais se você nunca fez uma ação de marketing na internet.

Pode ser que você tenha ouvido falar de empresas que tiveram bons resultados em pouco tempo, mas a verdade é que não sabemos os bastidores dessas vendas e principalmente os investimentos feitos.

Quando meus clientes perguntam sobre o tempo que leva para se obter resultados eu sempre digo a mesma coisa…

“Quanto maior o investimento menor o tempo de retorno e quanto menor o investimento maior o tempo de retorno. ”

Essa é uma máxima do mundo dos investimentos, não tem como fugir!

A forma de atuação do seu negócio na internet deve ser estrategicamente pensada e alguns pontos que devem constar nesse plano são:

 

  • Objetivos claros e definidos;
  • Recursos humanos e materiais assegurados;
  • Ferramentas funcionais e precisas e
  • Prazo coerente para alcançar os objetivos.

Ou seja, a forma de atuação do seu negócio na internet é atuar com planejamento e estratégia.

Aqui deixo esses pontos para você por no seu plano, vamos revê-los:

 

  • Como sua empresa deve atuar na internet;
  • Quais as ferramentas ele deve usar;
  • Quais resultados serão alcançados;
  • Qual o tempo necessário para alcança-los.

 

  • Objetivos claros e definidos;
  • Recursos humanos e materiais assegurados;
  • Ferramentas funcionais e precisas e
  • Prazo coerente para alcançar os objetivos.

Não se esqueça disso e as chances aumentam consideravelmente…. Garantido!

Como escrevi atuo com uma consultoria focada nesse planejamento, onde meu objetivo é fazer o negócio não apenas ser digital mas pensar digital e principalmente criar um DNA digital.

Me coloco a disposição para poder te ajudar com a elaboração, execução e supervisão desse plano.

Peço que clique aqui e participe de uma conversa comigo via Skype ou Hangout sobre planejamento da sua empresa. É grátis!

E lembre-se: INFORMAÇÃO É INSPIRAÇÃO!

Até a próxima!!!

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