Implantação do Marketing Digital e seus Desafios.

desafio empreendedor digital

Hoje o digital é parte do nosso cotidiano. Mas alguns ainda se recusam a reconhecer e não fazem a Implantação do Marketing Digital por talvez medo dos seus desafios.

Por esses dias atrás um taxista com uma certa idade que mora perto de casa desistiu da sua profissão por que não se adequou a um smartphone, pois seu trabalho dependeria de um “App”.

Isso prova que por mais que o digital esteja em todos os lugares de uma sociedade, há alguns que não fazem questão de conhece-la e por incrível que pareça no mundo dos negócios existem alguns que não adotaram a internet como forma de melhorar seus rendimentos financeiros.

O que na verdade acontece é que o digital ainda é um assunto novo para muitos, pois estamos aprendendo, e creio que vamos errar muito, e isso ocorre pelo fato de que muitas empresas não compartilham suas falhas e também quando divulgam seus resultados são apenas números de likes, views entre outros que não fazem muita diferença na hora de verificar o faturamento.

Todos os meses conversamos com muitos empresários sobre como eles estão vendendo seus produtos e serviços, como investem em publicidade off e online e ouvi muitas dificuldades, muitas ressalvas e vários desafios que as empresas tem pela frente na implantação correta do marketing digital voltado a resultados.

De tudo que ouvi e vi, tiro de lição três grandes desafios e por mais que o mercado esteja volátil, esses desafios sempre estarão à espera de quem quiser implantar o marketing digital.

 

Desafio empreendedor

Implantação do Marketing Digital.

Infelizmente a grande maioria das empresas não utilizam o marketing digital como forte ferramenta de vendas e percepção de marca. Pelo fato de não conhecerem seus benéficos vão deixando sua implantação para depois, depois…. Enquanto outros querem investir pequenos valores para obter resultados incríveis. No mundo dos negócios seja qual for a área de atuação o valor investido deve ser proporcional ao seu ganho e não ao contrário. Eu particularmente, acredito em milagres, mas sabemos que não podemos contar com eles quando o assunto se trata de investimentos e estratégias.

 

No entanto a inúmeros cases de sucesso que estão espalhados pelos canais de mídias especializados em marketing.

Com isso muitas empresas irão aumentar seus investimentos para pelo menos 11,7% de seus orçamentos em marketing digital até o ano de 2018. Se você procurar por mais números como estes certamente os achará. Inclusive nesse exato momento em que lê esse artigo, estão conectados ativamente 83 milhões de usuários nas redes sociais, e a constatação são duas: uma que seu público está lá nas redes sociais e outra é que seus concorrentes provavelmente estarão realizando investimentos na área de publicidade online.

Agora te pergunto: O que sua empresa/negócio vai fazer?  

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Permanecer na estratégia digital adotada.

Como já escrevi antes, pelo fato de não conhecerem muito bem o marketing digital, quando uma empresa decide adotar qualquer que seja estratégia e ela não está dando o resultado esperado, o marketing digital é abortado em sua média em três meses.

E com o tempo venho observando empresas que independente do cenário atual estão crescendo e outras não. Isso me chamou muito a atenção, pois meu trabalho é esse observar e aprender para usar como benefício para os meus clientes e depois de muito pensar encontrei uma resposta plausível para essa questão.

Creio que conheça o livro “Pai rico Pai pobre” e talvez o “O Guia de investimentos” do Pai rico e no capítulo 8 que tem por título “Ficar rico é automático… se você tiver um bom plano e perseverar.

Quando ele fala de você ter um bom plano e perseverar descobri ai a diferença de uma empresa que está dando certo e outra não, uma empresa que está tendo resultados com seus planejamentos e outra não. E a resposta é simples: Essa empresa tem um processo de vendas e apesar dos baixos e altos eles continuaram e não ficaram mudando o plano de tempos em tempo tentando acertar ao contrário de outras empresas que o marketing digital é só mais uma das tentativas de sobreviver a uma crise.

E o que eu mais ouço é justamente aquilo que li no livro… que quando uma empresa está conversando sobre o amanhã mesmo que com tempos turbulentos as empresas que apenas sobrevivem conversam sobre o que fazer hoje e se não der certo que fazer amanhã….

Não estou dizendo que se tem um mau planejamento deve continuar nele, estou dizendo que seu dever é fazer um planejamento estratégico com metas palpáveis e permanecer nela, sua empresa deve perseverar.

Vamos a um exemplo prático: vamos supor que determinada ação com uma meta de aumentar o faturamento 5% só tenha atingido 1,5% sendo que a necessidade da empresa é de 10%.
A tendência aqui é pensar que a ação não deu certo e deve ser mudada para poder atingir ao menos a meta de 5%.

De verdade, espero que isso não esteja acontecendo com seu negócio.

Mas na verdade a ação deu certo, ela conseguiu aumentar o faturamento em 1.5%, e como um profissional e empresário com 10 anos de experiência, por mais que a empresa estiver no fundo do poço, essa ação gerou um folego e deve ser melhorada para chegar no primeiro piso da meta que é 5% e depois 10% e assim sair do fundo do posso.

Percebe a diferença? Qual seria sua atitude de mudança, pausaria ou faria melhorias na ação?

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Saber definir um orçamento para publicidade online.

Marketing digital é investimento e não gasto! Enquanto os empresários não mudarem seus conceitos sobre o marketing digital nada será melhorado no sentindo de mudança de contexto no plano de negócios.

Os investimentos na sua forma mais genérica de se interpretar, fazem parte integral de um negócio, desde sua concepção que foi feita com investimentos e seu sucesso que será pautado em investimentos.

O desafio se torna grande a partir do momento em que se envolve dinheiro, e isso para qualquer que seja a área da vida. Nos meus últimos anos de profissional e empreendedor vi empresas deixando contas A e B, mas nunca abaixarem seus investimentos e um deles era o marketing pois sabiam que quanto menos investido menos percepção de marca e vendas tinham. Porém já vi empresa que cortaram a zero o investimento em marketing e conseguiram manter suas expectativas, mas isso varia de mercado a mercado sobre influência do que se está vendendo, ou seja, isso não é regra.

A questão aqui é simples, o orçamento para publicidade é essencial para o crescimento e fortalecimento do negócio. A ato de cortar ou não em tempos de crise deve estar amparado pelo planejamento que foi feito previamente, pois assim não será um corte bruto e sim parte do plano.

Esses são os três maiores desafios das empresas ao implantarem o marketing digital. Passo por eles todos os dias ouvindo as mesmas afirmações, mas minha resposta sempre foi pautada em planejamento, continuidade e perseverança.

Viver a vida é um risco por si só, pois não temos controle de muitos aspectos influenciadores, o que é contrário a um bom e detalhado planejamento, obvio que também não é 100% garantido, mas que temos mais controle sobre as ações pré-estabelecida no plano, isso temos!

Quero terminar com uma frase de Mark Zuckerberg que diz: “O maior risco é não assumir riscos. Em um mundo de mudanças extremamente constantes, a estratégia que obviamente não falhará é não querer arriscar. ”

FREE!

E lembre-se: INFORMAÇÃO É INSPIRAÇÃO!

Até o próximo artigo.

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