Link Patrocinado ou Busca Orgânica

Busca-Orgânica-ou-Link-Patrocinado

Eis aí a dúvida de muitos: link patrocinado ou busca orgânica? Eu lembro muito bem de um fato que aconteceu comigo há alguns anos atrás. Eu estava indo à uma marmoraria para oferecer serviços de marketing tradicional (naquele tempo eu trabalhava para uma empresa de jornal impresso e uma TV local aberta) e quando eu entrei na loja, como eu já conhecia a dona do estabelecimento, ela estava mexendo no computador dela, e de imediato fez-me a seguinte pergunta: Marlon, como eu faço para aparecer na primeira página do Google? Sem pausar, ela continuou falando mais: o Google ligou para mim, e me ofereceu uma oportunidade para eu ficar na primeira posição, porém, eu preciso pagar para ele, e eu tenho um concorrente, que aparece na primeira página, porém, um pouco mais para baixo, não sendo anuncio (que significa um resultado de busca orgânica; não pago).

E eu, naquele tempo era totalmente leigo quanto ao assunto de internet, e muito menos marketing digital. Eu fui sincero e respondi que não sabia.

Bom, sem mais delongas, eu sei que aquele assunto ali, foi um dos motivos de eu me interessar pelo Marketing Digital.

Pois eu percebi duas grandes necessidades:

1º) a minha cliente percebeu que era importante ela conseguir uma boa posição no Google, e ainda entendeu que ela poderia conseguir boas posições sem pagar nada para o Google (como o caso da concorrente dela).

2º) a outra necessidade que eu percebi, é que ela não entendia nada sobre esse assunto, e pensei, assim como ela, vários empresários (as) também não conhecem.

E isso é um belo motivo para eu escrever este artigo

Mas então, vamos falar um pouco sobre esses dois temas super importantes para quem tem empresas com site na internet, e até para aqueles que ainda não tem sites. Se você é daqueles que tem empresa e acha que não precisa de uma presença na internet (site, blog, rede social) eu recomendo que você leia um poderoso artigo que meu amigo e sócio Davi Cavalcanti escreveu semana passada, que vai fazer você entender um pouco mais sobre a importância da internet (o nome do artigo é A internet é o antídoto para a crise no Brasil).

Vamos pra frente..

 

QUAL É O MELHOR? LINK PATROCINADO OU BUSCA ORGÂNICA?

Eis a questão. Tanto um como o outro, tem suas vantagens e desvantagens. E meu objetivo aqui neste artigo é deixar mais claro esses dois fatores (positivo e negativo). Pois uma boa compreensão desses dois temas abordados, possibilitará o desenvolvimento de estratégias eficazes voltadas para o aumento do faturamento da sua empresa.

 

O que é um link patrocinado?

resultado-do-buscador-google

Link patrocinado são aqueles resultados que aparecem nas primeiras posições com uma tarja amarela, conforme vimos na figura acima (os resultados que estão dentro do quadrado vermelho). Nesta imagem temos três links patrocinados. Certamente essas três empresas (sites), compraram a palavra-chave “HOTEL BALNEÁRIO CAMBORIÚ”, (como vemos no exemplo da imagem acima) e quando alguém digitar no Google essa palavra-chave, vai aparecer as empresas que pagaram para o Google por essa palavra.

 

Qual a vantagem de um Link Patrocinado?

A maior vantagem de você optar por um link patrocinado, é que no mesmo dia que você pagar para o Google, imediatamente seu site estará na primeira posição para a palavra-chave escolhida. Independentemente do tipo de site que você tenha, seja ele bom e muito bonito, ou ruim e muito feio, o seu site vai estar nas primeiras posições.

Qual a desvantagem de um Link Patrocinado?

São duas as desvantagens de você usar um link patrocinado.

1º) uma delas é que você só permanecerá nas primeiras posições enquanto estiver pagando para o Google. E isso pode custar muito caro dependendo do nível de alcance que você deseja atingir.

2º) a segunda é que, segundo pesquisas realizadas, apenas 30% das pessoas que utilizam os buscadores Google, clicam nos links patrocinados. E isso acontece porque eles não sentem confiança em clicar ali.

Quando devo utilizar a estratégia do link patrocinado?

As estratégias de links patrocinados geralmente são utilizadas em campanhas de vendas rápidas, ou momentâneas. Por exemplo, uma data comemorativa (natal, dia dos namorados, páscoa, dia das crianças), onde são feitas promoções exclusivas para um período curto de tempo, ou em alguma campanha exclusiva de vendas. Ou também, quando uma empresa não está aparecendo nos resultados das buscas orgânicas, geralmente, como ela não tem conhecimento, ela opta pela recomendação do próprio Google, que é de pagar para eles para ficar na primeira página (porém, vamos ver mais para a frente que é possível ficar na primeira página do Google, sem ter que pagar para ele).

Então agora vamos para o nosso outro tema!

O que é busca orgânica?

Como vimos na última imagem acima, a busca orgânica são aqueles resultados destacados dentro do quadrado verde. Que significa que são todos os resultados não pagos. Eles aparecem de forma natural. E o mais interessante é que numa ordem crescente, os primeiros resultados são sempre os mais confiáveis.

Eu escrevi no meu artigo anterior do mês passado, maiores detalhes sobre o Google e sobre esses dois temas abordados neste artigo, para você ler é só você clicar neste link: Como vender mais através da internet sem gastar com o Google.

O Google sempre vai priorizar dando uma atenção especial para os sites mais relevantes, ou seja, os sites que estiverem melhor preparados para responder àquilo que os usuários estão pesquisando, estes, ganharão boas posições nos resultados das buscas.

Quais as vantagens de eu aparecer nos resultados das buscas orgânicas?

As vantagens são melhores que as do link patrocinado, pelo simples fato que as pessoas preferem clicar num resultado de busca orgânica, do que clicar num link patrocinado. E também pelo fato de ser encontrado nas primeiras posições das buscas orgânicas, a empresa dona daquela posição, dá um certo status de poder, e dinheiro se ela souber rentabilizar. Através desse status, assim como também pelo grande volume de cliques, a empresa obtém um retorno valioso para a marca como também financeiro. Sem contar o sentimento que isso causa, pois você pode ter uma empresa local, mas quando você percebe que pessoas do Brasil (e do mundo) estão entrando em seu site (empresa), é um sentimento muito bom. Mas para melhorar ainda mais esse sentimento, temos que tornar essas visitas em clientes.

Quais as desvantagens da busca orgânica?

Bom, a única desvantagem neste caso é que para você conseguir boas posições nos resultados das buscas orgânicas, é necessário um certo tempo. E depende de um trabalho que está crescendo muito aqui no Brasil, que é o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização para os mecanismos de busca.

Neste meu último artigo o mesmo que citei em linhas acima, eu falo de maneira mais detalhada sobre SEO.

Um trabalho de SEO, quando bem feito, poderá levar um site às primeiras posições cerca de 3 a 6 meses. Mas é um trabalho que vale muito a pena, pois os resultados gerados com isso são muito bons. E o mais legal, é que os frutos deste trabalho duram muito tempo. E uma outra parte boa, é que não ficará mais refém do CPC (custo por clique), ou seja, você não precisará mais pagar para o Google para se manter nas primeiras posições.

Bom, acredito que eu cumpri com o objetivo deste artigo. Que era deixar mais claro esses dois temas importantes, para você que pretende alcançar boas posições para aumentar o faturamento do seu negócio.

Vimos que as duas opções são boas, tudo depende da estratégia da sua empresa. Porém, ficou claro também que os resultados das buscas orgânicas trazem melhores resultados, e com bem menos custos.

E é isso! Chegamos ao fim. Mas antes de você sair, eu quero oferecer para você um programa que criamos este ano, que é o Projeto Digital FREE. Clique no link deste programa (clicando no próprio nome >> Projeto Digital FREE << para conhecer bem o projeto.

Queremos te ajudar, por isso, vem com a gente.

Muito obrigado e até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *