Marketing de Atração!

Já ouviu falar de Marketing de Atração? Não? Sim! hehehe

Ponto de Interrogação marketing

Essa filosofia é muito importante para conceituar tudo no que se refere a vendas online, e se você já possui algum conhecimento sobre vendas e marketing, sugiro esquece-las…. Sim! Esquece-las, pois como escrevi antes o único conceito para seu negócio vender hoje tanto offline como online é o conceito de Marketing de Atração. Então vamos a ele.

Marketing de Atração é uma estratégia para atrair contatos qualificados para determinados produtos ou serviços que seu negócio esteja oferecendo.

O que isso significa:

Essa estratégia visa a atração de pessoas interessadas em seu negócio ao invés de seu negócio ficar correndo atrás delas, de possíveis clientes.

Agora vamos a dois exemplos práticos do ramo imobiliário.
O primeiro é uma ação de marketing convencional onde a grande maioria usa, já o segundo é baseado no conceito de marketing de atração. Observe:

Exemplo Nº1 = Você é um corretor imobiliário em sua cidade e sua estratégia de marketing é a abordagem de pessoas para falar sobre a qualidade, preço e excelente localização de seus imóveis.  

Exemplo Nº 2 = Você é um corretor imobiliário em sua cidade e sua estratégia de marketing será uma palestra GRATUITA sobre os principais critérios que as pessoas devem avaliar na compra de um imóvel.

Percebe a diferença nas ações, como o jeito de atrair pessoas interessadas é diferente?!

Agora vamos a mais dois exemplos práticos do ramo de negócios em geral.

Exemplo Nº 1 = Você é um empresário em que sua estratégia de marketing será a procura de pessoas nas mídias sociais para falar sobre sua oportunidade de negócio ou apresentar seus produtos/serviços.

Exemplo Nº 2 = Você é um empresário em que sua estratégia de marketing será a criação de um mini treinamento gratuito ensinando as pessoas a resolver um determinado problema. Problema esse que sua empresa também resolve só que comercializando a solução (seu produto/serviço).

Aqui também é nítido a diferença entre as ações de marketing.
No primeiro exemplo o empresário faz aquela abordagem em que todos estamos acostumados e prontamente a negar.

É aquela velha história…. Posso ajudar?… Não, só estou olhando…. Não estou interessado….

No segundo o despertar de interesse é diferente onde primeiro é gerado valor, oferecendo algo gratuito (informção relevente) ao possível cliente antes de ofertar. E é ai que está o segredo onde 90% das empresa não praticam…. A geração de valor antes de ofertar algo! #pensenisso

Agora que entendeu como é importante implantar esse conceito de Marketing de Atração vamos um bom passo a passo para sua empresa poder implantar essa estratégia e sair na frente de seus concorrentes.

 

Passo a Passo Do Marketing de atração.


Definir mercado marketing
Passo Nº1 = Definir seu nicho de mercado.

A ideia aqui é ter certeza da área em que seu produto/serviço está e fazer uma pesquisa para saber se existe interesse/procura dessa sua área de atuação.

Muitos começam um negócio, abrem empresa sem se quer saber sobre como seu produto/serviço tem demanda, por isso a importância desse passo.

Se até hoje você não tem certeza dos números dessas áreas é importantíssimo saber o quanto antes, para que essa base do seu negócio seja forte, solida para poder crescer mais.

Construindo sua marca na internet
Passo Nº 2 = Construindo sua marca na internet.

O objetivo desse passo é tornar sua empresa uma referência em sua área de atuação, um possível líder, ser um especialista.

E para isso, comece agora mesmo a publicar conteúdos que realmente agreguem valor para o seu público-alvo. Que resolva os problemas deles.

Adicione pessoas ligadas ao seu nicho nas redes sociais e se relacione com elas, agregue seu valor a elas e elas retribuíram.

Crie artigos, vídeos, palestras sobre seus serviços…. E mais, para que as pessoas consigam solucionar seus problemas de maneira simples e eficiente.

Aqui creio que já perceba o início do conceito se tornando real, pois com essa construção a sua atração de possíveis clientes será mais eficaz e consistente.
Acredite!

Email marketing
Passo Nº 3 = Página de Captura/Formulário de Subscrição.

Aqui você vai implantar um formulário em cada página de produto/serviço seu, e também adicionar uma página de captura onde o objetivo é incentivar seu prospecto a colocar seus dados em um formulário para ganhar uma recompensa gratuita.
Exemplo: treinamentos online, livros online, notícias exclusivas e etc…

Implante isso imediatamente e veja a diferença de um site que antes era praticamente parado para um site vendedor. Comprove essa ação!

Contatos qualificados
Passo Nº 4 = Construindo sua lista de contatos qualificados.

A partir do momento em que as pessoas interessadas vão deixando seus dados nas páginas de captura é necessário adotar uma estratégia de construção de lista para que esses dados não fiquem sem serventia, pois uma das moedas mais valiosas hoje na internet é o email.

O uso de ferramentas para armazenar essas emails vai possibilitar que sua empresa interaja com essas pessoas que são possíveis clientes.

Aqui você estará iniciando e praticando o que chamamos de email-marketing, mais propriamente dito como auto responder.

Mas o que é isso? É uma ferramenta que torna possível o envio de emails totalmente automático e que permite também o envio de emails em massa, ou seja, envia para muitas pessoas ao mesmo tempo e em horários e dias determinados.

Funil de vendas
Passo Nº 5 = Implantar Funil de Vendas.

Esse é um processo onde é enviado uma sequência de emails com conteúdos relevantes que tem relação com o seu produto/serviço, com indicações leves e sutis. Geralmente são:

  1. Email 1 – Boas Vindas.
  2. Email 2 – Conteúdo.
  3. Email 3 – Conteúdo.
  4. Email 4 – Oferta.

Essa é a estrutura básica de um funil de vendas. E essa sequência funciona dentro de em média 7 a 10 dias. Após o último email, se espera um tempo de aproximadamente 2 a 4 dias e inicia-se uma nova sequência de emails com novos conteúdos

A grande ideia aqui é você ofertar um produto de baixo valor e de muita qualidade e não o seu principal, pois o maior objetivo é seu prospecto se tornar seu cliente onde que o preço sugerido na seja um empecilho para tal ação.

Se você não tem um produto/serviço de baixo valor, experimente fragmentar seu produto/serviço principal e ofereça uma parte por um pequeno valor. Experimente e depois nos diga como foi, ok?!

Monetização do marketing de atração
Passo Nº 6 = Monetização.

Seu negócio irá monetizar o seu sistema mesmo que seu contato qualificado não compre seu produto/serviço no momento que será enviado o quarto email. Como ele ficará dentro do seu sistema, seu negócio terá a oportunidade vender nas próximas sequências de emails, ou seja, vender para quem disse não.

Isso é espetacular, pois dependendo da fase de engajamento que seus primeiros emails despertarem no seu prospecto, a venda ocorrerá em sua média na terceira ou quarta sequência de emails. Lindo isso não?!

Coloque em prática esses seis passos hoje e comprove a melhoria nos processos de vendas do seu negócio e se tiver dificuldade entre em contato conosco e conheça aqui nosso programa digitalFREE e ganhe uma consultoria de verificação para a implantação do marketing de atração na sua empresa.

Tenho certeza que você vai gostar das melhorias que esse conceito trás para as empresas sem contar com os benefícios em relação a custos que são os mais baixos do mercado.

E lembre-se: INFORMAÇÃO É INSPIRAÇÃO!

Obrigado e até o próximo artigo. 

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