Marketing de Proximidade: O que é?

Você já ouviu falar desse termo, Marketing de Proximidade?

Sim? Não? Rs

Independente da sua resposta peço que fique comigo e vamos descobrir o que é exatamente essa nova modalidade do marketing. Vamos lá!

Para começar vamos a um dado que você mesmo pode comprovar que é o número de smartphones aumentando no nosso querido Brasil. Creio que já tenha percebido esse fato, pois isso tem uma contribuição fundamental para entender esse novo termo.

Um grande desejo dos marqueteiros é a publicidade em tempo real, ou seja, realizar anúncios em tempo real e em lugares específicos como lojas por exemplo. Esse conhecimento da localização do consumidor em potencial, abre as portas para poder segmentar melhor e fazer campanhas melhores.

As possibilidades são muitas e totalmente positivas, pois cerca de 40% dos consumidores desejam receber só ofertas relevantes em seus smartphones.  

E como percebeu, tudo isso só é possível devido a seu celular que está cada vez mais acessível a internet.

Com isso temos a integração perfeita do off-line com o on-line que é a grande promessa do marketing de proximidade

O que estava bom ficou melhor!

A publicidade antes do advento da internet e dos sites de buscas era feito a partir de estudos focados em lugares onde o público-alvo poderia estar, como por exemplo, anúncios de um carro de luxo em revistas que gerentes, diretores e grandes empresários costumavam ler, ou, anúncios de produtos de beleza e maquiagem em revistas de moda.

Mas quando o Google entrou no jogo quase tudo mudou!

Ele, o Google, tornou esse anuncio mais assertivo, mais refinado e assim fez os anúncios na internet uma grande ferramenta de publicidade onde só mostrava os anúncios para quem estivesse demonstrado interesse.

Agora pare e pense:
Qual é a melhor indicação de preferência do seu público-alvo?

Acompanhar páginas de sobre café nas redes sociais ou frequentar um determinado café pelo menos três vezes na semana?!

Saber efetivamente os hábitos do seu público é melhor, muito melhor do que apenas “likes”, não acha?!

Ou seja,

A evidencia da localização do seu público é muito mais forte do que a intenção de uma busca de termo relacionado ao seu negócio ou até comportamentos nas redes sociais.

Essa é a grande sacada do marketing de proximidade, onde a localização exata do seu público será considerada a nova busca….

O Google e os demais sites de buscas por termos terão que se adaptar!

Afinal, segundo uma pesquisa feito pelo eMarketer em 2014, 96% das vendas ainda acontecem no mundo físico.

Muito interessante isso, não?!

Dois Exemplos Práticos de Marketing de Proximidade.

Bluetooth e Beacons.

Talvez você até tenha esquecido o que é bluetooth…. rs

Ou nem sabe o que é beacons!

Mas lá fora, no exterior o bluetooth é muito utilizado para publicidade de localização e um depende do outro para funcionar bem… Vou te explicar!

Beacons são aparelhos bluetooth que são instalados em locais específicos nos estabelecimentos comerciais para se comunicar com os smartphones e assim transmitir a posição exata dentro do estabelecimento.

E é ai que começa a publicidade, pois com a localização exata do cliente em potencial é possível enviar um anuncio contextualizado, dependendo de que setor da loja ele está, prateleira ou até produto em mãos.

-Nossa Davi nunca via isso antes na minha vida! (rsrs)

Como escrevi antes, essa modalidade de publicidade (bluetooth marketing) é mais utilizada no exterior.

Para você ter uma ideia a Apple é um dos grandes players do mercado de beacons com a tecnologia iBeacons que já tem integração automática com aparelhos IOS.

Quando você for aos EUA vá em uma loja da Macy’s que é parceira da Apple e nos conte a experiência de ter recebido anuncio contextualizado… Combinado?

Localização Indoor.

Agora que já sabe o que é beacon, vamos a um nível maior.

Imagine que não fosse necessário nenhum aparelho bluetooth ligado para saber onde o cliente em potencial está? Mesmo em locais fechados e com precisão de 1 metro?

Achou interessante? Eu sim! (rsrs)

Essa é a proposta da In loco Media.

Funciona assim: Fazendo o uso do WI-Fi entre outros fatores, essa tecnologia tem a capacidade de saber onde está com precisão o cliente e isso a todo momento.

O mais legal é que uma vez localizado e autorizado, o cliente receberá anúncios relentes e NÃO INVASIVOS.

Além disso ele também protege as informações dando privacidade ao cliente.

Em termos de publicidade as possibilidades são enormes, olha só:

  • Segmentação detalhada da audiência com base nos lugares em que visitam;
  • Possibilidade de interação em tempo real, enquanto o usuário visita os locais desejados;
  • Alta confiabilidade da geolocalização (mesmo em locais fechados);
  • Não requer autorização do público-alvo ao entrar em cada estabelecimento, o que diminui possíveis barreiras de uso.

Muito legal isso né! Qualquer coisa procure a In Loco Media para mais detalhes!

Para concluir, quero que lembre que o mundo está em constante mudança, a evolução não para, e você e seu negócio tem que ficar atento para sempre poder acompanhar, aprender um processo novo e assim usufruir dos benefícios que essas novas estratégias tem.

Sem contar que seu negócio será sempre o percussor de novas estratégias, ou seja, sempre inovando para atender melhor as expectativas do seu público-alvo.

Agora o que você precisa fazer é se inteirar do mínimo possível e partir para a ação!

Nós temos aqui um programa de inclusão digital feito especialmente para empresas sem presença online ou que pouco fazem na internet.

Esse programa chama-se DigitalFREE, onde você terá uma consultoria gratuita + plano de ação para iniciar o marketing digital na sua empresa do jeito certo. E ai com tempo vai poder partir para estratégias mais avançadas como essa do marketing de proximidade, ok?

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Grande abraço!

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