O Conceito de um Projeto de Vendas Online.

O Conceito de um Projeto de Vendas Online.

Antes de iniciar QUALQUER ação na internet é preciso entender todo o conceito que está por trás da estratégia para poder extrair o máximo de resultado.

Se for trabalhar com gestão de mídias sociais, o conceito principal é o engajamento relevante com seus clientes. Não adianta ficar só produzindo informativos sobre algum feriado, produzir imagens com frases bonitas ou ficar postando promoções aleatoriamente.

Se for trabalhar com email marketing, o conceito principal é o relacionamento quase que pessoal com seus clientes, pois através do email marketing é possível você chamar seu cliente pelo nome dele, dando uma noção de proximidade maior e ainda podendo gerar mais segurança para o contato. Assim como qualquer amizade, o relacionamento feito através de email marketing tem seu “time”. Respeite o tempo de envio de emails!
De um intervalo, intercale e não vire SPAM!

Se for trabalhar com marketing digital, o conceito principal é ter um planejamento com ações especificas para cada área. Pare e pense em um plano para vender mais todos os dias. Separe um tempo da semana e o tire para pensar só em planejamento de vendas online. Não trate a internet de qualquer forma que suas vendas serão feitas de qualquer forma. Trabalhar um cronograma trimestral é o que sempre fazemos aqui na agência. Dependendo do projeto o quarto mês nós fazemos uma pausa para mensurar e planejar mais três meses, mas o certo é não ter pausa, pois enquanto vende se planeja outra ação e assim por diante.
Esse processo é só para as empresas iniciantes em marketing digital. #pensenisso

O conceito de um projeto de vendas online tem três pontos centrais:

  1. TRÁFEGO;

  2. ENGAJAMENTO;

  3. CONVERSÃO.

Esses são os pontos mais importantes que buscam o objetivo de sempre vender mais, aumentar faturamento e trazer estabilidade financeira ao negócio.

Pense, que para cada produto/serviço que seu negócio tem, será feito e um ação estratégica para vende-lo. Um erro que muitas empresas cometem é fazer uma campanha para o negócio em si, promovendo muitas vezes, até mais a marca do que o produto/serviço.

Entende que são campanha diferentes que devem ser pensadas?….

Nesse caso uma campanha deve ser pensada para gerar autoridade a marca do negócio, ou uma campanha deve ser pensada para vender um produto/serviço especifico e o que passar disso é perda de tempo!

A definição das campanhas são projetos únicos que devem ter um planejamento independente, pensado nos seus detalhes para chegar a um ponto que o cliente tenha o desejo de adquirir o que se está promovendo.

Se seu negócio tem vários produtos, eleja os que vendem mais e tire os 5 primeiros e trabalhe um a um. Faça um detalhamento especifico e o transforme em planejamento.

Não esqueça de trabalhar a autoridade da marca que seu negócio traz consigo.

Trabalhe conteúdos que despertem a curiosidade do seu cliente, que solucionam alguma necessidade do seu cliente…. O segredo aqui é sempre pensar no seu cliente primeiro!

O conceito errado!

Geralmente quando uma empresa descobri que a internet é um bom canal de vendas e propagação de marca, ela tende a tomar algumas ações baseada naquilo que sempre vem executando, ao contrário de fazer um estudo de como iniciar corretamente os trabalhos para vender pela internet.

Inclusive nós aqui da agência temos um modelo de consultoria próprio para essa situação, esse serviço se chama consultoria de implantação, e a dividimos em duas partes, uma chamada verificação e a outra de implantação.

Cremos que para quem nunca fez nenhuma ação de marketing da internet que visa vender online necessita de uma verificação para depois iniciar a implantação da estratégia….

Incentivamos nossos clientes a fazer essa verificação de mercado online através de um relatório que disponibilizamos, onde ali contém uma análise completa de mercado e do site da empresa.

Quando as empresas não fazem essa preparação, não tiram um tempo para verificar as condições necessárias para iniciar as vendas, elas acabam passando pelos pontos centrais de forma desorganizada com o risco de perder dinheiro.

Um exemplo disso é que quando investem na compra de tráfego para uma oferta ou promoção, as empresas são obrigadas a esperar as vendas acontecerem, e em média pelos planos, o retorno vem só depois de três meses. Esse conceito está errado e também é muito arriscado!

O conceito certo!

O conceito certo consiste em que no momento em que se compra tráfego a próxima etapa é que já haja uma venda, imediatamente! Sem esperar muito tempo, ou seja, pagou por tráfego, imediatamente já se tem o retorno sobre o investimento.

E aqui começa a construção do planejamento em cima desse conceito.

Fique tranquilo, pois você deve estar pensado em como você pode ter um retorno imediato do investimento logo após a compra de tráfego né? rs

Nós aqui da agência já pensamos nisso e fizemos o trabalho pesado!

Nossa estratégia consiste em não vender seu produto/serviço principal, mas sim uma variação dele. Digamos que o dividimos em partes e vendemos uma pequena parte por um pequeno valor de R$ 7 a R$ 97. Esse será seu produto de entrada, onde o único e exclusivo objetivo dele não é lucrar, mas sim tornar um prospect em cliente e pagar pelo investimento feito em compra de tráfego.

E ainda sim em alguns casos se pode obter um certo lucro com esse produto de entrada, onde se ele gerar um valor maior que seu preço, suas vendas superam o esperado.

E aqui está o verdadeiro conceito de se vender de uma maneira correta utilizando a internet, pois assim que o contato se torna cliente, comprando um produto de entrada, e se esse produto realmente atender a necessidade do momento, esse cliente está muito mais propenso a comprar mais vezes.

O segundo passo depois disso, depois da “quebra” do seu produto/serviço onde definimos seu produto de entrada é a criação de um mix de produtos, todos relacionados ao seu produto principal… E também a possível criação de um Produto Premium onde será feito uma campanha de monetização que o objetivo e dar um “up” no faturamento do seu negócio.

Mas esse assunto fica para um outro dia, outro post….

Espero que tenha entendido que há uma preparação e um planejamento forte antes de sair vendendo pela internet… Como escrevi antes, pare e tire um dia só para planejar suas ações tanto online como offline e se tiver dificuldade de implementar esse conceito no seu negócio, clique aqui e conheça nosso programa de implantação do marketing digital. Lá você poderá ter 30 dias de consultoria gratuita que é mais que suficiente para poder iniciar sua primeira ação de marketing online.

Lembre-se: INFORMAÇÃO É INSPIRAÇÃO!

Obrigado e até a próxima!

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