O Posicionamento Perfeito!

O Posicionamento Perfeito, quer ter?! Vamos lá!

Um dos principais pontos para alavancar seu negócio é ter um posicionamento perfeito como umas das principais partes da sua estratégia de marketing e vendas.

Então vamos do início.

É bem possível que você conheça alguém que abriu um negócio como uma loja por exemplo e aplicou o marketing da esperança, ou seja, ele espera que, só pelo fato de ter aberto sua loja em uma rua com um bom tráfego, já acha que será o suficiente para vender e faturar.

Pode ser que dê certo e pode ser que não dê certo!
E por diversos motivos.

Mas, o que quero aqui ressaltar é que o empresário tem a sua disposição ferramentas que podem ajudar na missão de vencer a concorrência e vender mais. E a internet é a ferramenta mais adequada a esse início, pois os custos de uso dos seus benefícios são os menores do mercado.

E por estar se falando em se posicionar, a internet tem as ferramentas certas para que seu negócio tenha o posicionamento perfeito.

Mas, como fazer para ter esse posicionamento?
Vamos então, a 5 passos para você ter um posicionamento perfeito.

1º Passo – Entenda os critérios de segmentação do mercado.

Para ser certeiro em sua estratégia você precisa conhecer muito bem seu público-alvo, quanto mais você sabe sobre que são essas pessoas mais você poderá se conectar de maneira inteligente para vender melhor, ou seja, vai saber definitivamente como chamar a atenção para o que ele precisa.

Veja os critérios de segmentação:

Segmentação geográfica – local físico onde seu público está:
País;
Estado;
Cidade;
Bairro;
Rua;

Segmentação demográfica – são características como:
Idade;
Sexo;
Classe social e grau de instrução;
Religião;
Raça;
Tamanho de família;

Segmentação psicográfica – divido por:
Estilo de vida;
Personalidade;
Valores;

Segmentação comportamental – como se relaciona a um produto.
O quanto do seu público conhece sobre seu produto ou serviço;
Onde procuram por essas informações;
Conhecimentos;
Atitude;
Uso e resposta a estes produtos e serviços;

Perceba o quanto é detalhado o planejamento de público para se posicionar certo. Afinal, se você não conhece para quem você vai vender, como você vai se comunicar, ou seja, como você irá ofertar. #pensenisso

2º Passo – Definição de público baseado nos critérios de mercado.

Local de residência;

Faixa Etária;

Sexo;

Classe social;

Grau de instrução;

Renda;

É casado(a)? Tem filhos?

Pratica esportes? É sedentário?

Tem o hábito de ler?

Viaja para o exterior?Não viaja?

Religioso? Ateu?

Qual assunto busca na internet?

Como consome informação? Pela internet? TV?

Quem influencia suas decisões de compra?

Compra pela internet?

Aqui é fundamental responder a cada uma dessas questões, pois quanto mais intimamente você conhecer seu público mais perfeito será seu posicionamento perante ele.

3º Passo – Vamos definir seu avatar.

Essa é uma parte interessante, pois as perguntas do passo anterior não são suficiente para delinear totalmente seu posicionamento, por isso vamos definir uma pessoa que represente tudo o que você fez até agora e complementar mais ainda.

Para isso, monte seu avatar e construa a história de sua vida:

  • Que filmes ou programas de TV assistem? Músicas preferidas?

Livros de cabeceira?

  • Com quem conversam e o que vivenciam no seu dia a

dia?

  • Se preocupam com a saúde? Praticam exercícios?

Cuidam da alimentação?

  • Acessam redes sociais? Quais? Quantas vezes por dia?
  • Quais suas maiores dores, medos e objeções ?
  • Quais seus maiores sonhos?
  • O que impede essa pessoa de realizar esse sonho?
  • Em que formato consomem informação (texto, áudio ou

vídeo)? Com que frequência?

Perceba que a intimidade está sendo criada. É como se realmente fosse alguém que você conheceu e ainda está conhecendo.

4º Passo – Agora vamos definir a conversa ou conteúdo.

Sim! Isso mesmo, você irá produzir conteúdo para conversar com sua persona.

Para identificar com mais clareza isso, responda às perguntas abaixo:

  • Para quem eu gostaria de produzir conteúdo?
  • Quais benefícios posso oferecer para as pessoas através

da minha habilidade única?

  • Quem eu já ajudei?
  • Quais desejos, problemas e necessidades das pessoas

que ajudei?

  • Qual é o tipo de linguagem mais adequado para esse

público: formal ou informal

  • O que irá se conectar melhor com esse público: dicas

práticas? Frases inspiracionais?

  • Qual é a proposta única de valor do meu blog ou site?

5º Passo – Use o Marketing de diferenciação.

Aqui é hora de transmitir tudo aquilo que te faz diferente da concorrência e que serve de benéfico para argumentar com seu público. Esse será o ponto final para ter um posicionamento perfeito.

Para isso você pode usar as seguintes estratégias:

  • Superioridade: eu sou o melhor;
  • Distintividade: não há nada parecido com meu

produto;

  • Produto: design, durabilidade, usabilidade,

formato do conteúdo;

  • Serviço: suporte, entrega, treinamento,

consultoria;

  • Pessoas: mais credibilidade, confiança, melhor

comunicação;

  • Imagem: a marca pioneira, a mais conhecida, a

mais comprada.

Agora é só rever os principais pontos e pronto!

Se quiser uma ajuda com a estratégia é só chamar ok?!

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