Planejamento de Marketing para 2016

Planejamento-Marketing 2016

E foi dada a largada! O carnaval acabou e pela tradição brasileira o ano começa só agora!

Ok, eu sei que tem muita empresa e muitos empresários que estão a todo vapor desde sempre e mal pararam para as festas de fim de ano, e nós aqui da agência também não paramos, pois, esse ano será um ano de muitas mudanças e projetos então fique ligado aqui no nosso site para conferir essas novidades que irão contribuir muito para o crescimento do seu negócio!

E para essas mudanças, são exigidas algumas horas de um bom planejamento e esse é o foco aqui e por isso te pergunto: você já tem um planejamento de marketing para esse ano?

Se não, esse artigo é para você!

Na prática o ano de 2015 foi um ano turbulento para todo o mercado, e isso fez com que as empresas fossem testadas para extraírem o seu melhor, em definição de produtos, em planejamento financeiro, em reação a resseção do mercado, em fidelizar seus clientes, em encontrar mais clientes, enfim, manter seus negócios sempre ativos.

E foi constatado que é necessário a elaboração de um plano para garantir que o ano de 2016 seja melhor na geração de negócios e que os investimentos tragam o retorno esperado. Dentre os investimentos que visam levar a empresa para um patamar mais seguro e rentável encontramos estratégias de Marketing Tradicional, EndoMarketing e o tão falado Marketing Digital.

No ano de 2015 os investimentos em marketing digital foram os mais altos dos últimos anos, em contrapartida muitas empresas tinham receio e algumas ainda tem, sobre os investimentos nessa área que é tão fortemente usada nos EUA, no entanto as mais ousadas começaram suas ações em marketing digital e conseguiram ter uma visão inédita de seus investimentos, onde antes era apenas uma estimativa de retorno, hoje os empresários conhecem e requisitam o ROI (retorno sobre o investimento).

A beleza do marketing digital está nesse contexto, onde podemos descobri de onde veio o cliente e em qual das campanhas ele engajou, podendo ter um alto controle dos resultados atingidos.

O que quero aqui é te apresentar uma velha amiga que é o planejamento, mas o de marketing digital, que nesse atual momento vem propor novas e diárias ações com os melhores e mais esperados resultados de acordo com sua empresa.

 

Ok, mas o que é um Plano de Marketing Digital?

 

Provavelmente você conheça alguma empresa que teve resultados abaixo do esperado  com ações programadas pelos seus colaboradores ou até por agências e isso acontece porque não tiveram um investimento elaborado para um plano efetivo de marketing digital o que é de extrema importância e é vital para o sucesso das ações empreendidas.

 

O plano efetivo que nós aqui da agência de consultoria elaboramos para nossos clientes são um conjunto de ações para os 12 meses do ano. A cada mês são programadas prévias de campanhas especificas com assuntos diversos com dois objetivos primários: o de captar um grande número de clientes (nossa chamada campanha de aquisição) e o de vender mais vezes para o mesmo cliente (nossa chamada campanha de recorrência).

Nesse mesmo conjunto é também elaborado o orçamento para as ações de marketing para que o empresário tenha em mente o investimento para depois calcular o seu ROI.

É importante saber que dentro desse orçamento está tudo o que é necessário para o bom andamento do plano, como: contratação de profissionais terceirizados, contratação de uma ferramenta de automação de marketing, mídia paga e etc.

 

E qual é a importância de um Plano de Marketing?

 

Há vários motivos para um plano de marketing ser criado, e um bom exemplo desses motivos são as tentativas de investir em marketing durante o ano e não ter resultados esperados, outro motivo é a má definição de ações e a falta de um cronograma especifico para obter os tão esperados resultados positivos.

Com o plano de marketing em mãos, as empresas têm uma privilegiada visão de todas as ações, o valor de cada uma, o seu caminho em direção ao objetivo, e o melhor, onde e quando ocorreram falhas.

Vamos a um exemplo prático:

Pense agora em sua empresa, em seu negócio, imagine que ela investiu em mídia paga e na produção de conteúdo mais SEO estratégico para gerar mais visitantes em seu site. Ao fazer o comparativo entre os investimentos vemos que os dois levam praticamente o mesmo número de visitantes ao seu site. Agora te pergunto: Temos que parar com um dos dois porque estão gerando o mesmo resultado?

A resposta é não!

Nesse caso temos que entender que seria necessária uma análise com mais tempo de investimento, pois os resultados com mídia paga são em tese mais rápidos que os de marketing de conteúdo, porém, os resultados do marketing de conteúdos são mais baratos e acabam se tornando uma fonte duradoura de visitantes.

Então a solução mais efetiva seria fazer um balanço do plano de marketing para o próximo período, como por exemplo: fazer investimentos em mídia paga quando há uma ação ou campanha especifica e aumentar os investimentos em marketing de conteúdo.

Percebe a flexibilidade do plano, pois assim conseguimos aumentar a quantidade de visitas de um jeito mais em conta e de quebra vender mais.

Tenha em mente que o plano de marketing tem esse objetivo, de otimizar as suas ações de marketing visando o melhor aproveitamento do seu investimento com mais faturamento no final do mês. Bom né?

 

Como definir o Plano de Marketing para minha empresa?

 

Vamos aqui definir o processo em alguns passos, vamos a eles:

  1. Analisar os resultados do ano anterior = Essa é a primeira ação que você deve ter junto com seu time. Não adianta querer pensar no plano sem ter um respaldo do plano anterior. Agora se você nunca investiu na internet tenha em mente um orçamento para os testes e implantações iniciais. Inclusive temos uma consultoria especializada na implantação do marketing digital, clique aqui para saber mais informações. 
  2. Fazer análise do seu nicho de mercado = Esse é um passo vital para que a empresa tenha um plano que possa alcançar os objetivos esperados. Perguntas como:
    # COMO OS CLIENTES TEM SE COMPORTADO?
    # QUE TIPO DE PRODUTO OU SERVIÇO ELES TEM PROCURADO?
    # COMO AS EMPRESA ESTÃO TRABALHANDO EM CIMA DESSAS NECESSIDADES?
    Isso faz com que sua empresa já tenha um miniplano de ação para já começar a melhorar seus produtos e serviços que são oferecidos a seus clientes. 
  3. Analise de seus concorrentes = Esse é um ponto muito necessário, onde todo e qualquer planejamento tem que ter. A competição pela atenção dos clientes é feroz no mercado atual e por isso é muito importante saber como seus concorrentes estão se comportando frente as novas demandas que vem se formando no mercado de 2016. Um exemplo prático disso: se você percebe que seus concorrentes estão investindo em compra de tráfego com palavras especificas, sua atitude será a de investir em marketing de conteúdo para as mesmas palavras e surfar na onda que essa palavras tem, e já conseguirá sair na frente no seu mercado de atuação. 
  4. Definir os objetivos da sua empresa = Em que patamar você quer que sua empresa esteja no final desse ano? Um dos maiores erros das empresas ao investir é se esquecer de definir seus objetivos com antecedência. E quando se pensa em objetivos que podem ser vários, podemos apenas pensar um um macro objetivo: o de aumentar seu faturamento. Simples assim!
    Uma vez que bem definidos e pensados, podemos ir em direção aos resultados esperados, sempre pensando em quais serão as ações a serem tomadas para alcançar o maior faturamento no final do ano. 
  5. Definir bem seu Público-alvo = Ter bem definido seu público-alvo é ter a clara visão do seu bem mais preciso: o seu cliente. E aquela velha história de que seu público alvo são homens e mulheres entre 20 a 55 anos da classe B e C. Isso já está mais que ultrapassado. Você tem que definir e entender que são as pessoas com que sua empresa vai se relacionar e do que elas precisam. E tudo isso é para que o plano de marketing seja certeiro e sua empresa tenha o maior e melhor retorno sobre o investimento de sua história. 
  6. Analisar as melhores estratégias de marketing digital, sempre = Conhecer as estratégias é extremamente vital para o plano ser bem sucedido. Isso melhorará em 100% o rendimento do plano como um todo.
    Agora conheça as principais estratégias:
    -> SEO – Otimização para os sites de busca. como o Google.
    -> Links Patrocinados.
    -> Marketing de Conteúdo.
    -> Redes Sociais.
    -> Email-Marketing.
  7. Definir as ações e estratégias a serem tomadas = Agora que conhece as principais estratégias de marketing digital e hora de escolher as que se melhor apitam a sua empresa. Ressalto aqui que todas são necessárias mas e com o plano que definimos a sua utilização correta . Através da definição do seu público-alvo faremos a elaboração de como e quando serão utilizados as estratégias e suas ferramentas e uma vez as estratégias bem definidas e hora de criar o planejamento de marketing digital. 
  8. Fazer o plano de marketing digital = Todo o que foi definido até agora vamos colocar no papel, qual o momento e em qual forma serão executadas, quais as necessidades da equipe antes de coloca-las em prática, fazer a mapeamento de tudo o que for necessário, detalhar cada ação e delegar tarefas e prazos. 
  9. Planejar o cronograma = Logo após todas as definições feitas no plano será preciso determinar um cronograma de execução. Nesse momento é bom considerar a periodicidade das tarefas e de cada estratégia, os requisitos necessários para que cada uma seja posta em prática, qual o tempo de execução e qual o orçamento destinado a cada uma delas com seu tempo de gasto. E enfim… 
  10. Colocar as mão na massa = Ufa! Está tudo pronto e em mãos! Nesse momento chame toda a equipe que está envolvida e repasse os pontos principais e depois com cada setor responsável por determinada ação.
    Então, caso após um período, uma estratégia se mostrar mais eficaz que outra, por que não redefinir seus investimentos as que estão tendo resultados mais relevantes?
    Afinal é para isso que serve um Planejamento de Marketing Digital

O segredo é saber aproveitar tudo que o marketing digital tem a oferecer, nós aqui da agencia de consultoria, apostamos e investimos em estratégias das mais variadas para a nossa empresa.

São ações testadas e validadas pelos maiores players do mercado de marketing digital americano, pois ao contrário das mídias tradicionais, o marketing digital nos permite ter a visão estratégica mais clara permitindo a mensuração dos resultados. E é ai que está o sucesso do planejamento, a mensuração dos resultados para a sua otimização, buscando o processo perfeito de vendas.

Se por acaso algum ponto ficou confuso nos contate aqui, assim poderemos ser mais claros em relação ao planejamento aqui especificado e já adotar um plano para sua empresa burlar a recessão do mercado!

Sucesso e lembre-se: INFORMAÇÃO É INSPIRAÇÃO!

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