Quer ter um faturamento melhor todos os dias? Entenda a jornada de compra do seu público!

Todos nós passamos por isso, por essa jornada. Ela é inconsciente e pouco a percebemos. Diante disso foram feitos estudos para entender melhor esse comportamento que se compreendido ajudaria a melhorar todo o processo de venda.

Entendendo a jornada de compra do seu público.  

A jornada é o processo que seu público passa desde a pesquisa até a decisão de compra e ela é a chave mestra para entregar o melhor conteúdo da melhor forma e principalmente, no momento certo!

Se você lembra, a jornada do cliente era ir até a loja, observar as opções disponíveis, conversar com um vendedor para negociar o produto e realizar a compra….

Hoje já não é 100% assim a jornada do cliente, pois hoje existe a consciência de pesquisar sem sair de casa, ou seja, pesquisar no Google. Lá na pesquisa, o cliente em potencial quer encontrar a solução para o problema/situação em que está vivendo e assim tirar suas próprias conclusões sobre o que de fato é melhor para ele…. Aí, talvez ele irá a uma loja física ou irá realizar a compra em um e-commerce.

Pois é! Bem-vindo ao século 21. O século da informação acessível!

Dentro desses passos que citamos conseguimos destacar que existem três estágios que contemplam toda a jornada. São eles: consciência, consideração e conclusão.

Vou usar de analogia para explicar toda a jornada.

Estagio da consciência: seu carro começou a fazer um barulho estranho. Você não sabe o motivo de isso acontecer e ainda não sabe o que fazer. Você só sabe que seu carro está com um barulho.

Estágio da consideração: o barulho persiste e você pensa em algumas soluções: ir a um mecânico, ir a concessionária, perguntar a um amigo ou procurar a solução no Google.

Estágio da decisão: Você decide ir a um mecânico. A decisão final de compra é em qual mecânico você vai!

I ai, se enxergou na jornada do cliente, do seu público?

Vamos a um exercício prático: Faça essa analogia com o seu nicho, produto/serviço e descubra a jornada do seu público, do seu cliente em potencial.

Não deixe de fazer esse exercício ok?

O legal, é que seu cliente em potencial pode visitar seu site ou blog e rede social em qualquer um desses estágios, por isso é muito importante você ter conteúdos que irão conversar com eles e não só um site com informações vagas e técnicas.

Então vamos entender agora como fazer isso!

Preparando seu público para compra!

Estágio da consciência = Continuando com o exemplo apresentado na analogia, para vender para o público que estiver nesse estágio o necessário é preparar conteúdos que irão dar as possíveis soluções para o barulho do veículo que está incomodando. Esses conteúdos serão artigos ilustrados com imagens, vídeos de explicação ou até check-lists para o próprio público conseguir por eles mesmo solucionar o problema.

Quando o carro apresentar algum problema onde você iria procurar uma solução????? BINGO!! rsrs

Estágio da consideração = A imparcialidade é um dos segredos para se ganhar e preparar o cliente para a compra. Se fosse feito um conteúdo dizendo que o melhor lugar para seu carro fosse na “Mecânica X”, além de suspeito, você iria ver outras opções, não é? E outra, esses tipos de abordagem já existem aos montes.

Então, vamos continuar a focar na resolução do problema.

Destacar muito bem os prós e contras de cada solução proposta e direcionar o cliente para o caminho certo de maneira sutil, sempre! Não queime a largada! Rs

Estágio da decisão = Depois desses conteúdos onde seu cliente já teve um ganho sem mesmo te contratar é hora de produzir conteúdos que reforçam seu compromisso com a qualidade, com a técnica, e que mostram todo seu profissionalismo citando clientes satisfeitos.

Esse é um ciclo que não para!

Talvez você esteja pensando em como fazer e organizar isso, né?

Faça assim: Produza 10 conteúdos para cada estágio e publique na sequência lógica da jornada do seu cliente, ou seja, um conteúdo do estágio da consciência, um conteúdo do estágio da consideração e um conteúdo do estágio da decisão e depois volte com o ciclo, ok? Combinado?

Agora vamos a um exemplo final.

Você é uma pessoa que está a alguns dias sentindo dores nas costas. Você ainda não sabe qual o seu problema, por isso procura por causas de dores nas costas no Google e encontra um conteúdo interessante sobre “7 hábitos que causam dores nas costas”.

 

Após identificar que seu problema é a cadeira do escritório, você busca por soluções para isto. Neste momento, encontra um conteúdo sobre “As melhores cadeiras de escritório para aliviar suas dores nas costas” e assina a newsletter para receber mais informações.

 

Agora que você já sabe qual é o seu problema e sabe como você pode resolvê-lo, está pronto para encontrar a melhor opção de cadeira para melhorar suas dores e recebe um e-mail com ofertas deste produto destacando suas vantagens.

Você acabou de passar pela jornada de compra!

 

Entendeu como produzir conteúdo de valor para cada estágio da jornada de seus usuários? 

Espero que tenha curtido esse conteúdo assim como eu curti trazer minhas impressões aqui.

Espero também que faça os dois exercícios propostos aqui para você definir a jornada de compra do seu cliente em potencial e também saber qual o melhor conteúdo para cada estágio e assim preparar seu público para a compra.

Tem mais interesse nesse e outros assuntos? Quer aplicar no seu negócio?

Clique na imagem abaixo e veja o que preparei para você!

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