Tripwire: A estratégia que faltava no seu negócio.

Tripwire: A estratégia que faltava no seu negócio.

Fala a verdade! Quantas vezes você foi no Mcdonalds e comprou uma batata grande por R$1 ou foi só para comprar um Bigmac porque estava com um baixo valor? rs

Isso se chama tripwire, ou seja, consiste em oferecer o produto por um valor abaixo do que está no mercado, de maneira irresistível.

Vamos entender melhor….

Nesse caso do Mcdonalds o objetivo é de incremento financeiro, ou seja, usam essa estratégia para aumentar o faturamento.

E hoje eu quero conversar com você empreendedor sobre esse tipo de estratégia que muito convém no dias de hoje, pois com esse recessão econômica que parece que nunca vai acabar, nós empresários, precisamos ficar atentos e otimizarmos nossos processos de vendas com novas abordagens como essa, como o tripwire.

O interessante é que apesar do exemplo que citei que é em uma loja física, essa estratégia é tipicamente digital. Muitos atribuem sua criação ao mestre Ryan Deiss >>(http://www.digitalmarketer.com/) e o seu aperfeiçoamento pelo grande marqueteiro digital Frank Kern.

Como pode perceber, os seus criadores são dos EUA que por lá é bem utilizada e já rende a muitas empresas e pequenos negócio milhões de dólares. Porém aqui em terras tupiniquins pouco se é conhecido e utilizada.

Mas o meu grande objetivo em expor essa estratégia a você empreendedor é o fato que ela tem por principal objetivo transformar potenciais clientes e clientes pagantes.

E é sobre isso que vamos abordar mais nesse artigo, ok?

Como começar….

Para você que ficou curioso em como aplicar essa ideia no seu negócio preste muita atenção porque o que vai lera agora pode sim te dar o resultado que procura.

Para começar lembre de quando tenta vender seu produto ou serviço principal e se for de um preço acima de R$100 e aumento, fica cada vez mais difícil efetivar a venda. Por isso o primeiro passo a se fazer e fragmentar seu principal produto e criar vários pequenos produtos a partir dessa fragmentação.

Procure saber se os pequenos produtos ou serviços que surgirão realmente resolvem um problema especifico ou pelo menos parte dele.

Deixando seu produto ou serviço como algo mais completo a se oferecer, pois se com esse tripwire seu cliente já se sente satisfeito, assim haverá mais chances de comprar a solução completa.

Pegou a ideia? Espero que sim!

Um dos objetivos dessa estratégia é gerar confiança em quem ainda não se decidiu por comprar uma solução mais completa.
Resumindo o cliente tem que pensar assim:
“Pagando esse pequeno valor não terei prejuízo”.

Fora que também ajuda na compra de outros produtos e serviços, aumenta a autoridade e confiança trazendo relevância no que você faz eliminando qualquer dúvida ou suspeita.

Uma forma de validação…

Talvez por algum motivo você não consiga desmembrar seu produto ou serviço afim de criar esse tripwire. O que deve ser feito então é criação de um novo produto ou serviço derivado do seu carro-chefe.

Além de exercitar a criatividade e inovação, a criação desse novo produto ou serviço servirá de validação do mercado comprador. Geralmente os investimentos não são altos e partindo da ideia de se praticar um baixo valor, diminuem ainda mais os investimentos.

Sendo assim é uma excelente forma de testar demandas e necessidades para em seguida melhorar até o seu jeito de se comunicar com o seu público.

Clientes de maneira recorrente….

Se você já tomou a liberdade de CRIAR, imagine então, vários produtos de baixo valor configurados como produtos de entrada? Imaginou?

Isso geraria uma recorrência interessante para o seu negócio e também várias entradas as estratégias como funis de vendas. Legal né?

O jeito de se fazer isso é ser ofertado simultaneamente ou sequencialmente. Esses produtos de entradas estarão sendo parte de algo maior como um funil completo com várias etapas de entrada que levam ao seu produto principal.

E isso é lindo de se ver!

Todas essas informações sendo configuradas para um único fim, o de resolver problemas específicos, que no final das contas, levará ao que você quer: vender seu principal produto ou serviço.

O que tá esperando para criar o seu tripwire???

Vamos lá recapitular!

Tripwire é um produto ou serviço de baixo valor com o objetivo de tornar clientes em potencial em clientes pagantes.

Aqui você pode ou fragmentar seu principal produto ou cirar.

Para criar, sugiro que liste todos os problemas que seu produto ou serviço resolve e crie soluções para cada um dos problemas.

Um jeito de encontrar esses problemas ou dores é também fazendo pesquisas com os seus já clientes e se não tem clientes ainda use os do seu concorrente, ok?

Não tem desculpa para não fazer!

Lembrando que a ideia da estratégia não é necessariamente obter lucro mais sim fazer com os clientes comprem já algo, ou seja, o lucro vem após, pois o objetivo maior é aumentar a carteira de clientes pagantes, ok?

Então…. Comece esboçando temas interessantes para se explorar, defina o formato de seu tripwire (e-book, vídeo, planilha), converse com clientes, teste, experimente, enfim, faça o dever de casa.

Bom, era isso que eu queria conversar com você empreendedor. Que essa estratégia pode ser o que faltava no seu negócio. Vá hoje mesmo em uma dessas lanchonetes tipo MC, Bobs ou BugerKing e repare essa ideia funcionando na sua frente!

Agora se quer uma ajuda pessoal minha, te convida a participar do meu programa de consultoria chamado DigitalFREE, onde mensalmente ajudo um determinado número de empreendedores a iniciar seus negócios na digital gratuitamente.

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E lembre-se: INFORMAÇÃO É INSPIRAÇÃO!

Grande abraço, Davi Cavalcanti.

Até a próxima!!!

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